Radioproteção Para Laboratório

Laboratórios que realizam análises de compostos como Halogênios, Nitrocompostos, Organofosforados e Organometálicos, utilizam a técnica de análise por ECD (cromatografia por captura de elétrons). Assim, o detector do cromatógrafo emprega uma fonte radioativa, geralmente de Níquel-63 ou de Hidrogênio-3 (Trítio), o que requer medidas de radioproteção para laboratório.

Funcionamento da cromatografia por ECD

Neste tipo de técnica, quando o gás de arraste (geralmente nitrogênio puro) passa pelo detector, é ionizado pelas partículas beta, emitidas pela fonte radioativa.

Os elétrons produzidos neste processo coletam-se em um ânodo, gerando uma corrente, amplificada por um eletrômetro, formando assim a linha de base. Moléculas eluindo da coluna, capazes de capturar mais elétrons, diminuem esta corrente, gerando um sinal proporcional à sua concentração. As análises dos compostos citados anteriormente só podem ser feitas com o uso da técnica por ECD.

Posição regulatória da CNEN: As fontes de cromatógrafos com módulo ECD podem ser isentas dos requisitos de radioproteção?

Geralmente não. As fontes típicas desse equipamento têm atividade entre 370 e 555 MBq (megabecqueréis). Segundo a posição regulatória 3.01/001:2011, somente fontes de Níquel-63 com até 100 MBq são isentas. Assim, mesmo que as fontes sejam de baixo risco e mesmo que o laboratório possua apenas um equipamento, é necessário implementar medidas de proteção radiológica.

Como é a estrutura de radioproteção para laboratório?

A radioproteção para laboratório geralmente é um pouco mais simples que a radioproteção aplicada em instalações de outras práticas. Como as fontes envolvidas no processo possuem um risco relativamente baixo, sobretudo por conta da emissão de radiação beta de baixa energia, há menos requisitos a se cumprir, em comparação, por exemplo, a um licenciamento de uma indústria. Ainda assim, faz-se necessária a atuação de um profissional qualificado e especializado, para conduzir o processo de licenciamento e as ações de radioproteção do laboratório. Mesmo se tratando de um processo considerado mais simples, medidas como implementação de dosimetria, realização de wipe-test e treinamentos são de suma importância.

Precisando de assistência para implementação de radioproteção para laboratório?

A Maches é uma empresa especialista em prestação de serviços de proteção e segurança radiológica, principalmente no que se relaciona com o atendimento das normas da CNEN. Oferecemos soluções com total otimização e redução de custos, garantindo que a instalação possa operar plenamente consoante as normas e legislações vigentes.

Estuda utilizar cromatógrafos com ECD ou já possui ao menos um equipamento operando? Nós podemos ajudar, tanto com relação a equipamentos já operando quanto para novas aquisições. Entre em contato com um dos nossos especialistas e obtenha uma avaliação gratuitamente!

Conheça também Radioproteção Para Laboratório, Proteção Radiológica Para Aeroportos, Empresa de radioproteção, Documentação Para Serviço De Radiodiagnóstico.

Vai deixar a Segurança
Radiológica
para depois?

É sempre melhor prevenir do que remediar. Conte com nossa expertise e tenha tranquilidade para focar no que realmente importa: sua especialidade!

Contatar Especialistas
DNA USPAribaAriba

Desenvolvido por

Cola Pra Web

©Copyright 2024. Todos os direitos reservados por Maches Soluções em Radioproteção