Curiosidades

O que são radiações?

O fenômeno físico das radiações pode ser definido como energia em movimento, ou seja, propagação ou trânsito de uma partícula ou onda eletromagnética entre um ponto e outro do espaço, seja através do vácuo ou de um meio material qualquer. Radiações nas quais a energia é suficiente para arrancar elétrons de átomos e moléculas são classificadas como radiações ionizantes.

Fontes de radiação ionizante podem ser naturais, como os radioisótopos que compõe o solo terrestre ou artificiais, como é o caso dos equipamentos utilizados em procedimentos médicos e industriais que emitem os famosos raios X.

Ao propagar-se, a energia interage com a matéria e com os corpos localizados no ambiente e, assim, é depositado neles uma determinada quantidade ou dose de energia, dependendo do tipo de radiação e da intensidade da fonte.

As radiações existem naturalmente no nosso ambiente, sendo a radiação ambiental composta por radiação cósmica, por radiação proveniente de elementos radioativos que compõe o solo e também por gás Radônio (sobretudo em grandes cidades). Há emissão de radiações até mesmo a partir de alguns alimentos e de determinadas águas minerais.

As radiações são utilizadas em várias atividades humanas e, desde que sejam aplicados os princípios universais de proteção e segurança radiológica, os benefícios trazidos a sociedade são importantíssimos. Afinal, quem nunca precisou fazer ao menos um exame com raios X?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Dúvidas? Entre em contato!

Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Envie uma mensagem e fale conosco.