RADIAÇÕES - MITOS & VERDADES:
"Radiação é energia em movimento, tal qual vento é ar em movimento."
"São radiações cuja energia é suficiente para arrancar elétrons de átomos e moléculas"
"Depende da quantidade absorvida ou mais precisamente da dose. Altas doses podem causar lesões em órgão e tecidos e podem até matar; Baixas doses podem causar defeitos em DNA's de células e podem acarretar o desenvolvimento de cânceres e efeitos hereditários. O modelo mais aceito pela comunidade científica atualmente diz que esse risco é diretamente proporcional a dose, para doses próximas a zero o risco seria praticamente nulo."
"Sim, sempre existiram. A radiação ambiental (ou de fundo) é composta por radiação cósmica, por radiação proveniente de elementos radioativos que compõe o solo, pelo Radônio do ar, sobretudo em grandes cidades e está presente até mesmo em alguns alimentos e em algumas águas minerais."
"Não, radiação é energia em movimento e sendo assim, essa pessoa apenas absorveria a energia incidente. Uma pessoa ficaria radioativa no caso de uma contaminação com material radioativo, ou seja, se incorporar algum deste via inalação, ingestão ou por contato com a pele."
"Não. Tanto raios-x quanto radiações alfa, beta e gama, após emitidos são absorvidos e dispersam instantaneamente. Para se ter uma idéia, raios-x e raios gama viajam a 300 000 Km/h."
"Apenas por meio de instrumentos específicos para o tipo e energia certa da radiação em questão. O corpo humano não tem sentido nenhum para perceber a presença de radiações ionizantes, o que torna-a potencialmente perigosa. Daí a razão de se existir um grande controle sobre fontes e equipamentos de radiação ionizante no mundo todo."
"Em um grande número de atividades humanas. A maioria das pessoa desconhece tal fato, mas as radiações ionizantes são amplamente empregadas além da área médica, que consiste nas práticas de Raio-X, Tomografia, Mamografia, Densitometria Óssea, Medicina Nuclear e Radioterapia. Radiações ionizantes são utilizadas na indústria, em medidores nucleares e em práticas de radiografia industrial, na irradiação de alimentos, na esterilização de materiais médico-hospitalares, em processos de cura de látex e de tintas e vernizes, em tratamento de efluentes industriais, na modificação de cores de pedras preciosas, na recuperação de obras de arte e em datações, entre outras."
Mais dúvidas ou curiosidades a respeito das radiações? Utilize o formulário abaixo.